Categorias
Dicas

Benefícios do queijo: 5 pontos positivos para você conhecer

O queijo é um dos alimentos mais importantes para a saúde humana, rico em proteínas, cálcio e bactérias, o seu consumo ajuda na regulação intestinal. Além disso ele também é excelente para quem precisa repor as proteínas do organismo. Hoje em dia existem muitas opções no mercado, até para quem não pode ingerir lactose. Conheça a seguir quais são os benefícios do queijo e por que você deve incluí-lo na sua alimentação.

O queijo é feito depois do leite ser totalmente coalhado. Nesse processo, a parte sólida do queijo que é constituída de proteínas e gorduras é totalmente separada da parte líquida. A consistência do queijo vai depender exclusivamente do tipo de coalho e o tempo de envelhecimento que esse queijo tem. Podemos citar como exemplos de queijos moles, a ricota e o cottage. Já os mais duros são o cheddar e o parmesão.

Os nutrientes e vitaminas encontrados nos queijos é exatamente o mesmo que os iogurtes. A única variável de um tipo para o outro é a quantidade de cada componente.

Você vai conhecer mais detalhadamente a seguir sobre os benefícios do queijo, mas podemos te adiantar que um deles é essencial para a saúde do intestino. O leite é fonte de probióticos, ou seja, componentes que ajudam a manter a flora intestinal totalmente saudável. Com isso, episódios de diarreias e prisão de ventre deixam de existir.

Conheça a seguir 5 benefícios do queijo

Como podemos observar, o queijo é um dos alimentos que mais trazem benefícios ao corpo humano. Riquíssimo em vitaminas e nutrientes, ele contribui para a reconstrução dos tecidos e músculos do corpo.

Conheça a seguir, alguns dos excelentes benefícios do queijo e como você poderá introduzi-lo na sua alimentação. Confira:

1 – Ajuda no processo de emagrecimento

Rico em proteínas e vitaminas, um dos benefícios do queijo é a contribuição no processo de emagrecimento. Ele aumenta naturalmente a sensação de saciedade, ou seja a sua passagem do estômago para o intestino leva um pouco mais de tempo.

Sendo assim, a vontade de comer fica totalmente reduzida.

Os queijos mais recomendados por quem quer emagrecer são os brancos ou mais claros como o cottage, queijo branco e ricota. Essas opções possuem menos gordura.

Acredita-se inclusive que o queijo estimula o intestino a criar uma substância chamada butirato. Essa substância contribui para a aceleração do metabolismo e consequentemente na queima de gordura.

2 – Alimento que previne o câncer

Esse elemento que se forma chamado butirato é que facilita todo o trabalho na diferenciação das células intestinais. Isso significa que as mutações neoplásicas ficam impossibilitadas de acontecerem ou que ocorram alterações nas células para que elas se multipliquem e criem um câncer.

Além de tudo isso, essa substância também contribui para a diminuição do pH do intestino, reduzindo drasticamente as chances de novas células malignas se multiplicarem.

3 – Previne o aumento do colesterol chamado de ruim

As funções intestinais são fundamentais para que o colesterol ruim não se forme. Um dos benefícios do queijo é que durante a sua digestão, uma substância chamada butirato se forma e ela é fundamental para o funcionamento do intestino.

Além disso, quando o intestino está saudável, a produção desse butirato aumenta e os níveis do colesterol ruim diminuem. O colesterol ruim é o maior inimigo do coração, diminuindo seus índices, aumenta-se a saúde desse órgão.

Infelizmente nós sabemos que os níveis altos de colesterol ruim acabam sendo muito prejudiciais para a saúde. A pressão alta causa a insuficiência cardíaca e consequentemente o infarto fulminante.

4 – Faz a regulagem de toda a flora intestinal

O índice elevado de probiótico contido no queijo auxilia a regulação de toda a flora intestinal. Isso significa uma menor quantidade de episódios de intestino preso ou diarreias.

Dessa maneira, esse tipo de alimento alivia o desconforto causado por algumas doenças importantes no intestino como a colite e a síndrome do intestino irritável, etc.

5 – Fortalecimento de ossos e dentes

Ossos do corpo precisam de cálcio para funcionarem de maneira correta, ou seja, para se manterem saudáveis e sem o surgimento de doenças como a osteoporose.

Um dos principais benefícios do queijo é que ele contém doses elevadas de cálcio, mineral importante para a manutenção saudável dos ossos e dentes. Ele protege o esmalte de todos os dentes, impedindo que seja corroído.

Todos os produtos derivados do leite contêm cálcio, porém o produto mais indicado para consumo é o queijo.

Isso se dá pelo fato dele conter a vitamina B, facilitadora da absorção desse cálcio pelo organismo.

Aprenda a fazer um queijo caseiro

Essa receita é simplesmente deliciosa e o melhor, você poderá fazer o seu próprio queijo no conforto da sua casa.

Vamos lá? Anote a receita e mão na massa!

Ingredientes

  • Leite: 10 litros;
  • 1 c. de sopa de coalhina ou coalho, esse produto é encontrado facilmente em supermercados;
  • Meia xícara de chá de sal.

Modo de fazer

Você vai precisar de uma panela alta para fazer esse tipo de receita, pois você deverá começar acrescentando 10 litros de leite nela. Em seguida o coalho e o sal, misture bem.

Deixe essa mistura descansar por apenas uma hora, quebre com uma colher toda nata que se formar na superfície desse leite, você pode utilizar uma escumadeira para fazer a remoção dessa nata. Toda essa parte sólida deve ser colocada em uma peneira com pano macio e limpo. Nessa hora você terá que apertar muito bem esse pano, para retirar o resíduo de soro que ainda está sobrando. Transfira o que restou dessa mistura sólida para uma forma de queijo. Você pode utilizar uma vasilha de plástico mesmo e para desenformar quando estiver pronto, basta furar o queijo com a pontinha do garfo para que o soro escorra e o queijo se desenforme.

Quais são as quantidades necessárias de consumo de queijo?

Segundo especialistas a dose recomendada de consumo diário de queijo é de 20 a 25 gramas. Isso equivale a apenas 1 ou 2 fatias.

Lembre-se que o tipo de queijo deve ser escolhido de acordo com a necessidade de cada pessoa. Por exemplo, quem não pode comer gordura é melhor optar pelo light e assim por diante. Os benefícios do queijo são sentidos imediatamente após o seu consumo diário, então aproveite e inclua-o no seu cardápio.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *