Categorias
Uncategorized

Doce de queijo: como fazer?

Há milhares de anos, o queijo foi produzido pela primeira vez. Considerado um dos alimentos mais conhecido e consumido no mundo todo, o queijo possui diversos benefícios para a saúde humana. O mais interessante é que dá para fazer receitas onde esse alimento salgado pode ser combinado com doce. Abaixo você vai aprender uma receita surpreendente de doce de queijo que você vai amar!

O queijo é um dos alimentos mais antigos do mundo. Historiadores afirmam que o consumo desse alimento se deu em lugares como a Arábia, Ásia, Grécia e Egito.

Ninguém sabe ao certo onde exatamente o queijo foi produzido pela primeira vez. Mesmo com toda essa dúvida esse alimento hoje faz parte de dezenas de mesas em todo o país, isso significa um maior giro na economia.

O Brasil é um país que vem subindo a cada ano no ranking de consumidores de queijo, cerca de 5,5 quilos de queijo anualmente. Os países europeus ainda são os recordistas de vendas e consumo desse tipo de alimento. Para se ter uma ideia, a Dinamarca consome cerca de 8 quilos de queijo por pessoa.

Interessante é que o queijo não é consumido apenas em receitas salgadas. Existem muitas preparações doces que leva queijo que o sabor é delicioso.

O próprio queijo com goiabada dos mineiros é consumido no país todo.

O doce de queijo pode ser feito de diferentes maneiras. Os mais adocicados como o brie e o mascarpone são os melhores para fazer doces. A seguir você confere algumas receitas ótimas.

Por que é importante consumir queijo?

Presente na alimentação dos brasileiros, o queijo é importantíssimo para a saúde humana. Rico em vitaminas e minerais, possui diferentes texturas e cores.

A vitamina B e o cálcio presente no queijo contribui para a prevenção de doenças ósseas como a osteoporose, por exemplo.

Mas, não são só os ossos que podem usufruir desses benefícios. O cálcio ajuda também a proteger todo o sistema cardiovascular, além de ser benéfico para a saúde.

Confira a seguir os benefícios do queijo

O queijo é um alimento obtido através do leite, e esse por sua vez como é riquíssimo em vitaminas e nutrientes traz diferentes benefícios ao corpo. Decerto, consumir queijos diariamente é uma maneira eficaz de suprir algumas necessidades metabólicas do organismo em relação as vitaminas e nutrientes.

O cálcio é um exemplo de nutriente que está presente em maior quantidade no queijo e que é responsável pela formação de tecidos importantes do corpo como os ossos e dentes. Com toda a certeza, protege o coração e a saúde mental.

Doce de queijo

As vitaminas presentes no queijo

Decerto o queijo possui uma quantidade considerável de vitaminas importantes. Podemos citar as vitaminas K2, D, A, B2 e B12, cada uma com funções fundamentais no organismo.

Por exemplo, a vitamina D contribui para a sintetização do cálcio dentro do organismo. Já a vitamina K2 tem um papel importante de manter os ossos e o coração saudáveis.

Por isso que quando consumimos queijo e pode até ser o doce de queijo estamos nutrindo nosso corpo com vitaminas e nutrientes importantes.

Queijo tem proteínas?

A resposta é sim! O queijo é um dos alimentos mais ricos em proteínas.

Essas proteínas encontradas nos queijos são classificadas como excelentes, pois são ricas em aminoácidos e de fácil digestão.

Isso quer dizer que a sua absorção completa acontece na porção do intestino, onde esse órgão fica responsável por oferecer os aminoácidos para o organismo.

Isso significa que os aminoácidos trazem a saúde para o corpo, reduzindo a sua pressão arterial e aumentando a quantidade de minerais absorvidos em todo o trato digestório.

E os minerais, estão presentes no queijo?

A resposta é sim! Os minerais são importantíssimos para a saúde do corpo, são eles o fósforo, o cálcio, o sódio, o zinco e o selênio.

De fato, o cálcio como citamos acima é o grande responsável pela formação dos ossos e dentes, já o zinco auxilia o sistema imunológico, deixando-o mais forte. O selênio tem as suas propriedades antioxidantes que são extremamente essenciais para combater a formação de radicais livres no organismo.

Lembre-se, para ter saúde com a alimentação é importantíssimo ingerir uma dieta equilibrada, com diferentes vitaminas e minerais. Consulte uma Nutricionista, ela saberá te orientar sobre qual a melhor alimentação para o seu corpo.

Receita de doce de queijo tradicional

Além do tradicional gosto salgado do queijo, você poderá ingeri-lo de uma outra forma, através do doce de queijo.

Essa receita é bem fácil de fazer e os ingredientes fáceis de achar.

Ingredientes para a massa do doce de queijo

  • Meio quilo de queijo do tipo meia cura, precisa ser ralado no ralo fino;
  • 8 colheres das de sopa de amido de milho;
  • 2 ovos inteiros.

Ingredientes para a calda

  • 2 xícaras de chá com água;
  • Meio quilo de açúcar cristal.

Como fazer a massa desse doce

Certamente você vai precisa de um recipiente para misturar o queijo, o amido de milho e todos os ovos. Mexa bem ate formar uma massa bem homogênea, lisa e consistente.

Pegue essa massa e modele ela em pequenas bolinhas, cerca de 3 centímetros de diâmetro. Reserve.

Como fazer a calda

Em uma panela de tamanho médio, coloque toda a água e o açúcar, misture devagar e bem até que o fogo levante fervura. Pode ser em fogo alto mesmo.

Assim que levantar fervura, diminua o fogo e deixe essa mistura descansar sem mexer por cerca de 1 minuto.

Contudo, agora é a hora mais delicada, sabe as bolinhas que você reservou? Coloque uma a uma delicadamente nessa cauda e deixe-as lá por aproximadamente 3 minutinhos. Mexa de vez em quando, jogando a cauda por cima delas.

Assim que essas bolinhas estiverem mais firmes e com uma cor mais brilhante, então já pode apagar o fogo.

Transfira para um pote de preferência de vidro todas essas bolinhas, cubra com a calda, pode ser bem generosa e cubra. Espere esfriar para então poder servir.

O rendimento desse doce é aproximadamente 60 bolinhas, logicamente que vai depender do tamanho que você fez essas bolinhas. Se modelou o doce de queijo um pouco maior, então o rendimento dessas bolinhas será menor.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *