Categorias
Receitas

Pão de queijo Fit: 5 receitas fáceis e deliciosas

Com fortes indícios de que a receita do pão de queijo surgiu em Minas Gerais, no século XVIII, o alimento era servido para os senhores proprietários das fazendas escravocratas. O fato é que existem inúmeras receitas de como fazer o pão de queijo. Dentre elas, as receitas de pão de queijo Fit são as que mais têm destaque.

Para quem deseja comer sem culpa, as receitas de pão de queijo Fit são ótimas aliadas para matar a fome sem ingerir uma grande quantidade de gordura. Dessa forma, é possível consumir o alimento e absorver o que há de melhor em seus ingredientes.

Por que é conhecido como uma culinária Mineira?

A culinária mineira veio se modernizando com o tempo e atingindo certos níveis de evolução que, algumas vezes, podem causar confusão para as pessoas que vêm de fora. Minas Gerais é considerado um dos lugares mais hospitaleiros e apaixonados do Brasil, logo, é comum ver os mineiros servindo café acompanhado de pão de queijo.

Isso ocorre pois foi em Minas que os ingredientes foram evoluindo. Antigamente, a goma utilizada era extraída diretamente da mandioca e, hoje em dia, já é possível encontrar a mesma já transformada no polvilho azedo ou doce. Os ovos, a gordura de porco, o leite, azeite, margarina, manteiga, etc, também foram mudando com o tempo e aprimorando o pão de queijo. Logicamente, o queijo também foi mudando de sabor e aumentando a qualidade.

Logo, como é em Minas o local onde ocorre a concentração de toda essa modernização e evolução nas receitas, é mais do que justo atribuir o pão de queijo ao local. Inclusive, muitas dessas mudanças serviram de inspiração para as receitas de pão de queijo fit.

O pão de queijo mundo afora

É muito difícil encontrar um brasileiro que não se agrade com o gosto do pão de queijo, logo, a fama do alimento foi se espalhando ao redor do mundo. Com isso, o pão de queijo foi sendo exportado, em forma congelada, para outras partes do mundo, principalmente Estados Unidos, Japão, Europa e toda a América Latina. Porém, nenhum desses locais possui um consumo tão forte quanto no Brasil.

Alguns países tentaram recriar o alimento e desenvolveram receitas similares ao pão de queijo com formatos diferentes, porém, com aspecto menos fofo e elástico. A maioria desses alimentos são feitos em forma de U, ou então em formato mais achatado, conhecido como pandebono.

Saúde nas receitas de pão de queijo fit

É possível dizer, sim, que o pão de queijo é uma comida equilibrada e saudável quando se trata de seus nutrientes e a grande maioria de seus ingredientes. Afinal, contém água, carboidrato, vitaminas, proteínas, além de muitos outros. Logicamente, é importante prestar atenção na quantidade em que será consumido e na quantidade de gordura que o mesmo possui, afinal, tudo o que é em excesso pode ser prejudicial.

Afinal, como é feito principalmente de queijo, é necessário então, buscar um queijo de alta qualidade. Em alguns casos, como em dietas alimentares, é possível utilizar o queijo branco, já que possui um teor bem menor de gorduras.

Receitas de Pão de queijo Fit

Receitas de pão de queijo Fit

Diferente dos pães normais, o pão de queijo não possui glúten pois é fabricado com o polvilho. Logo, pessoas que estão em uma ingestão controlada de glúten ou que possuem alergia, podem degustar do alimento sem preocupação.

Porém, para quem quer ainda mais segurança na hora de se alimentar do pão de queijo, existem também as práticas e rápidas receitas de pão de queijo fit. Acompanhe abaixo alguns exemplos que podem salvar a dieta e contribuir para uma ingestão controlada de gordura:

Pão de queijo feito de batata-doce

Essa receita é ótima para consumir no pós-treino. Basta amassar a batata-doce com o queijo e acrescentar Whey Protein. Depois, os ovos, claras, azeite, sal, açafrão e, por último, polvilho. Depois é só modelar da forma que achar melhor e levar ao forno por 30 minutos, aproximadamente.

Pão de queijo com linhaça e gergelim:

Nesse tipo de pão de queijo, os ingredientes são um pouco diferentes: gergelim, semente de girassol, queijo ralado, linhaça em pó, farelo de aveia, orégano, sal a gosto, ovo e tapioca. Basta misturar todos os ingredientes e assar tanto no forno, quanto na frigideira.

Pão de queijo fit com biomassa de banana

Para quem não consome produtos de origem animal, o pão de queijo com biomassa de banana é ideal. A batata-doce junto com a biomassa darão a textura elástica do pão de queijo tradicional. Além disso, é possível incluir a semente de chia, cenoura ralada e orégano. Depois, é só colocar no forno.

Pão de queijo com dois queijos

Dentre as receitas de pão de queijo fit, essa é uma das que mais se destaca. Nela, é possível incluir a tapioca, a ricota, o requeijão, o azeite de olive, chia e queijo ralado. Depois, é só misturar todos os ingredientes, separá-los no formato que desejar e levar para o forno.

Pão de queijo com manteiga ghee

A manteiga Ghee é ótima para quem está em uma ingestão controlada de gordura. Afinal, ela é sem lactose e possui diversas vitaminas que podem reduzir o colesterol e mantém os triglicerídios controlados. Basta substituir a margarina pela manteiga Ghee. É possível também incluir farelo de aveia, linhaça marrom ou dourada.

Com todas essas receitas, é perfeitamente possível usufruir de um alimento maravilhoso, conseguindo extrair o melhor dos benefícios de seus ingredientes e ainda manter a dieta em dia. Além disso, mesmo para quem não esteja de dieta, realizar essas receitas é uma ótima forma de controlar os níveis de gordura no corpo e poder consumir uma quantidade um pouco maior sem tanta preocupação com o corpo e com a saúde.

Uma ótima dica, é o acompanhamento de sucos naturais nas receitas de pão de queijo fit, frutas ou até mesmo café, porém sem açúcar. Além disso, o café sem açúcar acentua o gosto do pão de queijo. Sendo possível sentir melhor o sabor de cada ingrediente e ainda fazer com que a combinação fique menos enjoativa e mais agradável.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *