Categorias
Tipos de Queijos

Queijo Catupiry: origem e fabricação

Pode ser  chamado também de requeijão, o queijo catupiry é um dos mais conhecidos e utilizados no Brasil. A sua combinação perfeita com frango é uma das mais deliciosas em pastéis, pizzas, e até mesmo para salgadinhos de festa, como a própria bolinha de requeijão.

A maioria dos queijos são de origem italiana. Contudo, a receita de queijo catupiry se iniciou aqui mesmo no Brasil. Mas para não perder o costume de bons queijos, a iguaria foi criada por um casal de imigrantes italianos que chegaram em nosso país trazendo a receita de requeijão cremoso.

No início a produção totalmente artesanal foi difundindo o delicioso catupiry, o qual passou a ser fabricado em uma indústria em São Paulo. Apesar de ter sido inventado e produzido por alemães a palavra catupiry deriva do Tupi-Guarani falado por nativos do Brasil. Catupiry significa excelência. Desde então o Brasil detém a fama de ser o lar de origem do saboroso queijo.

Características do Queijo Catupiry

A textura cremosa, semelhante a de um requeijão, possui pouca acidez e sabor extremamente suave. É extremamente cremoso, diferentemente de outros requeijões que conhecemos que podem ser mais líquidos. O Catupiry permite que seja moldado por sua massa ser mais firmezinha. O sabor suave e que lembra muito o sabor de queijos suaves é combinado com diversos ingredientes saborosos como calabresa, frango desfiado com molho, e outros.

Ao ser aquecido o queijo Catupiry derrete um pouco, mas não perde totalmente e a sua consistência e mantém o sabor original. É facilmente misturado a recheios e até mesmo a outros queijos que podem oferecer sabor mais forte a alimento, como o cheddar. Apesar de ser utilizado atualmente em recheios de lanches, o queijo era inicialmente consumido com pães e torradas, puro.

Desta forma o Catupiry é um dos requeijões mais saborosos no Brasil, e o que mais apetece ser consumido quando o assunto é sabor. Além disso, ainda permanece muito do modo artesanal de fabricação inicial do queijo Catupiry até os dias de hoje, o que o torna ainda mais especial.

Processo de fabricação do Catupiry

Atualmente os sabores do queijo Catupiry são diferentes, podendo ser temperados com ervas finas, e combinados com cheddar, mantendo a sua textura, porém sendo muito mais deliciosos e adaptando-se às mais diversas preferências do seu público consumidor. A empresa da Catupiry também passou a produzir desde pizzas até pães de queijo e bolinhas de requeijão recheadas com Catupiry.

Essa produção do requeijão cremoso começa com a coalhada do leite, a qual é separada em duas partes, onde o soro do leite desnatado é desidratado e seco e depois ralado, sendo fragmentada em pequenos pedaços. A outra parte  é a cremosa do leite, a qual possui mais gorduras é derretida ao mesmo tempo que é agitada com o uso de agitadores em equipamentos.

A maior diferença do preparo do requeijão cremoso para o requeijão normal é o tempo de preparo. O requeijão cremoso Catupiry leva cerca de uma hora para chegar a textura desejada, enquanto outros requeijões necessitam apenas de dez minutos. Para que sejam aquecidos e cheguem então a consistência desejada são misturados aos poucos nesses agitadores as duas partes do leite aquecidos. Apesar de atualmente o processo ter sido automatizado, a forma como foi planejado segue os padrões de produção artesanal da receita original.

Desta forma o Catupiry vai ganhando forma e é encaminhado para a embalagem. Durante esse processo são coletados diversas amostragens as quais são analisadas em laboratório para identificar se estão de acordo com o padrão exigido. Após os resultados então são estabelecidos o shelf life dos produtos e enviados ao comércio em embalagens diferentes, sendo a mais procurada por pizzarias e restaurantes a bisnaga.

Queijo Catupiry

Receitas com Queijo Catupiry

Uma das receitas mais famosas com Catupiry é o frango temperado com ervas verdes finas. Desta forma o frango é preparado e colocado em camadas intercaladas com o Catupiry em prato refratário. Depois basta adicionar a última camada de catupiry, fazer uma cobertura com queijo cheddar e batata palha. A receita é gratinada por alguns minutos e então já pode ser consumido o frango cremoso com catupiry. O prato pode ser acompanhado de saladas e também combina com vinhos.

Apesar de o Catupiry ser conhecido como queijo, ele é um tipo de requeijão. Entretanto, ele substitui o queijo em diversas receitas e pratos deixando saborosos e cremosos. Portanto pode ser utilizado de muitas formas e até mesmo para recheio de bordas de pizzas 4 queijos, ou no preparo de cremes com queijos.

Uma das receitas mais famosas com Catupiry é o preparo de coxinhas de frango recheadas com Catupiry ou mesmo as bolinhas de requeijão que consistem em uma massa empanada recheada com catupiry e fritas. Além disso são feitos pastéis recheados com frango e Catupiry, e também o famoso Kalzone adotou o requeijão cremoso mais famoso do país em suas receitas.

Existem outras marcas de requeijão cremoso, porém a marca pioneira deu o nome mais conhecido do  tipo de requeijão. Apesar de o modo de preparo ser semelhante, podem haver diferenças nas texturas das marcas de requeijão cremoso. Além disso é possível encontrar algumas variedades do requeijão para quem tem restrições alimentares.

Catupiry sem lactose

Existe o Catupiry sem lactose para pessoas intolerantes à substância do leite. O requeijão Catupiry tradicional também está livre de glúten para pessoas com doença celíaca ou com alergias alimentares. Porém os demais produtos da marca podem conter derivados de trigo e centeio, então apesar de o tradicional Catupiry poder ser consumido sem glúten ou livre de lactose, os demais produtos da marca devem ser consultados antes de consumidos, a fim de evitar desconfortos.

Contudo, o fato de haver as opções sem lactose e sem glúten tornam a marca ainda mais especial e apreciada pelos brasileiros. O queijo Catupiry pode então ser incorporado em receitas para todo o tipo de dieta alimentar, sendo um dos ingredientes mais utilizados em receitas de salgados. Isso por que a sua consistência e o seu sabor suave proporcionam grande versatilidade para o preparo de alimentos.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *