Categorias
Tipos de Queijos

Queijo Cheddar: origem e características

Uma verdade sobre o queijo cheddar: você pode ter sido enganado por toda a sua vida, foi mais um patinho da indústria alimentícia que fez você acreditar consumir algo que não chega nem perto da realidade.

O que vem na sua cabeça quando pensa em queijo cheddar?

Provavelmente, aquele queijo em fatias sempre bem cortadas, finas, bem alaranjada que acompanha o sanduba de alguma rede de fast food, compondo um arranjo com hambúrguer, maionese, ketchup, molho especial com um pouco de gergelim.

Bem, temos que dizer a verdade para você.

É sempre o nosso compromisso.

Se estiver em pé no ônibus ou no metrô, é melhor deixar para ler esse texto outra hora ou então consiga algum espaço para se sentar, porque pode ser acometido por uma revelação devastadora.

A revelação

Esse queijo cheddar vendido nos mercados, nas grandes redes de restaurantes, na verdade, não é queijo cheddar, nunca foi, não chega nem perto.

Sim, é vendido como tal, mas não é.

O verdadeiro cheddar é o da terra da rainha, o inglês, e não é alaranjado dessa forma, ou obrigatoriamente, e tem um gosto totalmente diferente, mas não menos saboroso.

Esse queijo que você come nos arquinhos dourados da vida é mais industrial do que a produção de fake news de políticos picaretas, filmes da Marvel ou programas culinários da GNT.

É discutível até se pode ser chamado de queijo, pois é uma junção, uma mescla, de vários tipos de queijo besuntados com corante.

Diante dessas informações que retiraram a sua inocência, embora você provavelmente sempre soube que fast food não é o prato mais saudável do mundo e supomos que não vá em uma lanchonete do gênero procurando saúde, mas estragá-la de modo minimamente controlado, duas questões ficam pendentes:

Como é o queijo cheddar original e o que exatamente é vendido como tal?

O queijo cheddar original

Como informado acima, o queijo cheddar original tem mãe, a Inglaterra, que o concebeu há muito tempo atrás, há pelo menos onze séculos, por meio de um de seus filhos, Joseh Harding.

O nome do queijo é inspirado em seu local de nascimento, a Vila Cheddar, na região de Somerset.

Não se sabe bem o que motivou a sua criação, qual foi à circunstância exata que o fez ganhar vida, especula-se que tenha surgido como forma de se aproveitar o leite excedente.

Há outra teoria que aponta que talvez a sua técnica de produção tenha sido descoberta durante tentativas de se recuperar massa coalhada empedrada.

Bom, não importa muito a circunstância apenas o fato de que foi criado e chegou abalando na balada, pois ganhou a predileção de vários reis ingleses, basicamente era o que qualquer produto – e pessoa – precisava naquela época para fazer sucesso, convenhamos.

Um dos monarcas que ficou fanzoca do queijo cheddar foi o Rei Henry II que chegou a declarar que o queijo cheddar era o melhor queijo do país.

História é sempre bom, mas certamente o que te motivou a ler esse texto foi o seu paladar.

Afinal de contas como é esse queijo cheddar original e como é produzido?

Queijo Cheddar

Características do queijo cheddar

Ele é é redondo, forma de tambor com pelo menos 15 cm de diâmetro. Sua textura é quebradiça, quando jovem, e é bem curado.

A cor remete a um amarelo pálido que pode ficar mais acentuado, lembrando o queijo cheddar fake alaranjado, mas isso depende muito do tempo de maturação, o tipo de vaca, a região em que foi produzido, etc.

O queijo com coloração mais forte tem gosto mais acentuado. Independente da tonalidade que esteja, sua massa é dura, mas curiosamente o queijo derrete com facilidade na boca.

O gosto do queijo cheddar é suave e pode ter notas aromáticas de maçã, nozes e café torrado.

A produção

É feito com leite cru de vaca, mas também pode ser feito com leite de ovelha e búfala.

O diferencial desse queijo em relação aos outros, no que diz respeito a sua produção, é o tempo de maturação.

O tempo mínimo de maturação é de 9 meses.

Mas dependendo do tipo de queijo cheddar, sim, existe mais de um, como informado, dependendo da estação, animal, local, maturação pode apresentar cor que varia do marfim ao laranja, esse tempo pode até dobrar.

A popularização

Informamos o pai, melhor, a mãe da criança, o que pode surpreender a muitos, pois a Inglaterra não é conhecida pelos seus dotes culinários. No entanto, apesar de muitos não desconfiarem, o invento é dos ingleses e isso não pode ser retirado deles.

Muita gente acha que foi os EUA que inventou o queijo, porque foi essa nação que popularizou o queijo cheddar no mundo com as suas franquias zilionárias de fast food. Na verdade, popularizou a versão laboratorial de queijo cheddar, não o original.

O original, coitado, foi suplantado, pois em marketing ninguém supera os norte-americanos, desde a Segunda Guerra Mundial.

No começo, apenas os ingleses produziam queijo cheddar, mas a técnica logo foi passada para outros países do mundo anglófono.

No Brasil, é possível encontrar o verdadeiro queijo cheddar, mas sem dúvida não em qualquer padaria da esquina. Há lmportadoras que fornecem o queijo e naturalmente a preços não muito digestivos.

O cheddar fake

E a propaganda enganosa que você consumiu durante todos esses anos, ela é feita exatamente de quê? De muito marketing malandro, sem dúvida, mas também de uma junção de vários queijos misturados com emulsificantes, água, corante e aromatizadores.

O uso do corante para deixar o queijo bem alaranjado vem da crença de que os melhores queijos do gênero são os que apresentam esse tipo de tonalidade.

Mas isso não tem nada a ver.

A cor não significa que sejam melhores ou que estejam no ponto certo, pois isso é subjetivo. Apenas o sabor é mais acentuado, no mais apresenta as mesmas características do queijo cheddar em tom marfim, por exemplo.

Portanto, podemos dizer que o queijo cheddar dos restaurantes populares é uma inspiração “torta” do queijo cheddar original.

Na boa, se puder escolher, prefira sempre o original.

Embora gosto é gosto. O cheddar fake é gostoso, a questão não é essa, mas sem dúvida o original além de ser gostoso, também, é mais saudável, pois é natural.

Gostou deste conteúdo sobre queijo cheddar? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *