Categorias
Tipos de Queijos

Queijos maturados: quais são e como são feitos?

Os queijos maturados são famosos por possuírem texturas e sabores únicos. Como possuem vários tipos, podem deixar dúvida na cabeça das pessoas que não estão acostumadas com a sua diversidade. Para conhecer mais sobre esses queijos, continue a leitura!

Queijos maturados

Os queijos maturados são classificados com esse nome, pois, após todo o processo de produção, eles acabam ficando em repouso em um ambiente que possui temperatura e umidade minuciosamente controlado.

Esse período, que é o período de maturação, pode demorar até mesmo meses para chegar ao objetivo desejado. Logo, é um processo que não pode envolver ansiedade e pressa, pois o tempo é determinante na qualidade dos queijos maturados.

Além disso, é exatamente nesse processo que o queijo acaba ganhando cor, aroma, textura, e o sabor que todos amam. A maturação também é um processo responsável por fermentar a lactose. Logo, quanto maior o tempo de maturação, menor a lactose.

Isso significa que o nível de lactose do leite pode chegar próximo a zero. Isso é ótimo para pessoas que possuem alguma intolerância a lactose, sendo ela leve.

Tipos de queijos maturados

Os queijos maturados são bem diversificados e possuem muita riqueza em cada detalhe da forma como são feitos. Alguns consumidores podem pensar que um queijo maturado é somente um tipo de queijo, porém, os itens abaixo provam o contrário:

Gouda

Sem dúvidas, o Gouda é um tipo de queijo muito saboroso e diferente, já que chama atenção por ter a sua casca completamente rosa. O Gouda é aquele típico queijo com furinhos na massa, visto em desenhos animados e filmes.

Esses furinhos são tecnicamente conhecidos como olhaduras. Essas olhaduras são criadas durante o processo em que ocorre a fermentação do queijo. Além disso, o Gouda é extremamente macio e saboroso, possuindo um gosto muito semelhante a amêndoas.

Esse tipo de queijo é o queijo perfeito para ser consumido em tábuas de frios, omeletes, sanduíches, entre outros. Também é ótimo para ser consumido com carne assada ou batatas.

Estepe

O Estepe é um dos queijos maduros que possui as olhaduras suaves e sabor da mesma proporção. Além disso, por ter um gosto mais neutro, é ótimo para agradar o paladar das pessoas mais exigentes.

É um tipo de queijo que pode ser perfeitamente consumido no café da manhã, da tarde ou na janta. Afinal, harmoniza muito bem com sabores salgados, como o presunto. Porém, também pode ser consumido com mel ou geleia.

Em sanduíches, por exemplo, fica maravilhoso quando misturado com tomate, presunto e maionese. É uma ótima combinação para quem não tem tempo de jantar e precisa comer algo rápido.

Provolone

O provolone é um queijo tipicamente Italiano, já que a sua origem é mesmo da Itália. Tem um sabor salgado mais acentuado e seu aroma é defumado. Logo, é de longe, um dos favoritos dos consumidores.

Além disso, esse queijo é extremamente consumidor no Brasil, sendo muito popular em bares, locais em que são servidos como aperitivo. Tábuas de queijo e fatias temperadas com azeite também fazem com que o seu gosto fique melhor e mais acentuado.

Muitas pessoas especialistas em queijo dizem que o Provolone é ótimo para ser consumido com a cerveja Pale Ale artesanal.

Queijos maturados

Gruyère

O Gruyère é um dos queijos maturados mais encorporados, porém com sabor suave e adocicado. É muito consumido puro ou em sanduíches. Quando utilizado na cozinha, é destaque em fondues, gratinados e molhos.

Inclusive, esse queijo tem um tipo de estação em que é mais consumido: o inverno. O Gruyère combina tanto com o inverno por conta de seu gosto. Também é uma ótima combinação para consumir com vinho.

Reino

O Queijo Reino, na verdade, é o Queijo Edam. Ele derrete muito fácil na boca e possui um aroma diferenciado. Além disso, a sua cor chama muito atenção quando ele está para venda em algum balcão.

Diferente dos outros queijos, ele possui uma casca protetiva ao seu redor. Essa casca é pintada com uma cera específica para não deixar que mofos e fungos o ataquem. Dessa forma, quando for consumi-lo, é muito importante retirar essa parte.

Além disso, ele é ótimo para ser consumido com pães, como:

  • Brioche;
  • Australiano;
  • Pães doces;
  • Centeio;
  • Etc.

Gorgonzola

O queijo gorgonzola é um dos queijos maturados que possui a aparência e o sabor mais marcante. Ele possui uma consistência úmida e ao mesmo tempo quebradiça, o que faz com que derreta muito rapidamente dentro da boca.

É um ótimo queijo para ser comido com alimentos de sabor doce, como a uva, damasco, mel, etc. Quanto às bebidas, é ótimo para ser consumido com o Vinho do Porto. Saladas, sopas, patês e risotos também são receitas altamente indicadas para utilizá-lo.

Como maturar um queijo?

Escolha um queijo que, de preferência, já há a familiaridade em consumi-lo. Esse queijo precisa estar fresco e ser deixado em uma área da cozinha ou da casa em que tenha uma ótima ventilação e que não pegue nem luz e nem umidade.

Após deixá-lo sobre determinada superfície para maturar, é preciso esperar até, mais ou menos, 72 horas. Isso porque, como dito no início do texto, a maturação é o que determina o sabor. Logo, não pode ter pressa nesse momento.

A cada dia que passa, a tendência é o queijo secar mais e ficar mais duro. É permitido cortar o queijo para degustação, caso seja necessário. Além disso, é preciso proteger o queijo de insetos, logo, pode cobrir com algo que não o abafe tanto, como uma cobertura de telinha.

A umidade é que o determinará o processo. Quanto mais úmido o clima, mais longo será o processo.  Após o tempo de espera necessário, o queijo já está pronto para consumo e com um sabor e aroma que é totalmente característico do mesmo.

Muitas pessoas preferem ter os queijos maturados em casa do que adquirir um a partir de uma loja especializada. Dessa forma, também é possível saber a procedência do mesmo e o método que foi feito.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *