Categorias
Dicas

Queijos para harmonizar com vinho

Seja para esquentar os dias mais frios ou até mesmo para petiscos de verão, a opção de queijos para harmonizar com vinho é um sucesso da gastronomia mundial. Por outro lado, nem todos têm a vontade e o tempo necessário para estudar a fundo esse tema.

Por isso, criamos este artigo com algumas dicas simples, para ajudar você a conhecer os melhores tipos e variedades e acertar no cardápio. Aliás, a fim de encontrar os melhores queijos para harmonizar com vinho, selecionamos as combinações mais tradicionais e comuns para você mesmo arrasar em casa.

Variedades de queijos para harmonizar com vinho

Como você já deve imaginar, a harmonização entre vinhos e queijos existe há muitos séculos. Pelo que sabemos, essa união tem origens nas famosas e renomadas vinícolas francesas. Até porque a ideia era a de vender vinhos para servir queijos.

Em outras palavras, além da alta qualidade dos vinhos que esse país oferece, os produtores locais ainda tinham em mãos excelentes variedades de queijos para que a dupla agradasse o paladar dos amantes da boa gastronomia.

Para isso ter os melhores resultados, é ótimo saber um pouco de cada variedade de queijo para acertar na combinação do vinho. Enfim, antes de nossas dicas de queijos para harmonizar com vinho, especialistas confirmam que existem sete tipos populares para isso:

  • Azuis;
  • Temperados;
  • Frescos;
  • Semimoles;
  • Duros;
  • Frescos curados;
  • Brancos moles.

Dicas de queijos para harmonizar com vinho

A partir de agora, vamos disponibilizar algumas sugestões e dicas de queijos para harmonizar com vinho. Entretanto, apesar de nossa seleção ter uma abordagem sobre os tipos mais saborosos e populares do mundo, até mesmo os vinhos costumam estar disponíveis para venda.

Queijos para harmonizar com vinho: o camembert

Uma categoria que cresce constantemente no Brasil, claro que o camembert é um dos melhores queijos para harmonizar com vinho. Por ser produzido a partir do leite de vaca, esse tipo possui uma textura suave, a pasta mole, sabor intenso e a casca com um toque aveludado.

De origem francesa, ele vai muito bem com vinhos brancos, como um chardonnay e até os tintos leves, a exemplo de um pinot ou merlot. Contudo, vale lembrar que ele chega a ser confundido com a variedade conhecida como brie, devido pelo aspecto externo semelhante.

Enfim, o camembert se diferencia entre os queijos para harmonizar com vinho pelo aroma e sabor intensos. Até porque ele remete toques terrosos como os de cogumelos, enquanto seus semelhantes tendem a ter sabores amanteigados.

Queijos para harmonizar com vinho

Harmonizando com queijo provolone

Embora o provolone venha da mesma família do queijo tradicional conhecido como muçarela, a diferença fica por conta apenas do processo de maturação. Isso porque, após ser cozido na água quente, ele é defumado ao ser pendurado em barbantes ou cordas.

Aliás, ele pode medir mais um metro, combinando sabores intensos e complexos ao passo em que permanecem na fase de maturação. Por isso que ele costuma combinar com tipos de vinho que apresentem leve acidez.

Enfim, aqui nossa sugestão é que você invista em vinhos como um merlot ou um cabernet. Além do mais, também é uma boa pedida optar por vinhos de barris de carvalho, já que o toque da madeira intensifica o aroma do vinho.

Queijos para harmonizar com vinho: o muçarela

Outra variedade muito requisitada entre os queijos para harmonizar com vinho, o muçarela já tornou-se um dos tipos frescos mais apreciados e conhecidos da nossa culinária, Até porque sua versatilidade combina com quase todos os tipos de bebida.

Sem falar que seu sabor neutro e adaptação a diversos outros pratos abrem um leque na variação e na escolha da uva na hora do seu consumo. Como exemplo, você pode utilizar esse queijo para gratinar alimentos e apostar em vinhos leves e de sabor predominante.

Para isso, harmonize com tintos italianos. Em contrapartida, se você preferir o muçarela temperada com ervas e azeite ou mesmo pura, recomendamos um rótulo de vinho mais elegante e sutil, como os espumantes.

Combinações com queijo prato

Famoso pela praticidade, esse queijo ainda é um dos mais famosos da gastronomia internacional. Principalmente pela sua produção em escala industrial e ampla utilização no preparo de lanches e receitas diversas.

Contudo, essa fama não chega a ser pelo seu sabor. Ou seja, para aproveitar cada nuance da variedade e curtir todas as possibilidades da variedade, recomendamos suas versões artesanais. Nesse caso, ele acompanha muito bem os vinhos aromáticos e leves.

Queijos para harmonizar com vinho: o tradicional gorgonzola

Um dos mais apreciados e famosos queijos do mundo, o gorgonzola tem suas origens nas regiões italianas da Lombardia e de Piemonte. Até porque ele é produzido apenas com leite de vaca, ao contrário do tipo de roquefort, que tem a matéria-prima retirada de ovelhas.

Em todo caso, saiba que existem dois tipos desse queijo. Enquanto uma é a chamada “versão doce”, mais cremosa e menos salgada, a primeira é conhecida por tentar imitar queijos de outros países. Assim, ao pensar em queijos para harmonizar com vinho, confira qual versão você está procurando.

Como dica para você experimentar o tipo “dolce”, procure usar vinhos tintos concentrados e aromáticos. Além do mais, recomendamos que eles tenham alto teor alcoólico para ajudar no processo de harmonização. Afinal, o álcool pode garantir um toque mais adocicado na degustação.

Queijos para harmonizar com vinho: os queijos azuis

Chegamos aos queijos para harmonizar com vinho mais clássicos: os azuis. Aliás, eles são alguns dos mais apreciados e requisitados no mundo todo graças ao sabor marcante e forte. Isso porque toda a sua intensidade tem relação com os fungos presentes nesses alimentos.

Todavia, você não precisa se preocupar, pois já foi comprovado que eles não trazem danos aos serem humanos, podendo ser consumidos apenas com uma certa moderação. Nesta categoria, citamos como um grande protagonista o queijo roquefort.

De qualquer forma, além do gosto forte, um queijo azul tende a ter uma consistência quebradiça e a textura bem macia. Enfim, devido ao sabor de cada opção, qualquer variedade é perfeita para esse tipo de degustação.

No entanto, para não haver confusão na hora de provar, é preciso que você acerte na escolha dos queijos para harmonizar com vinho. Isso porque é o equilíbrio entre a doçura de um bom vinho e o toque salgado do queijo que vão fazer a diferença.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *