Também chamado mundialmente de Emmentaler e, aqui no Brasil de “queijo suíço”, o queijo Emmental tem como principal característica vários furinhos em seu interior.
Origem do queijo Emmental
O queijo Emmental é produzido na Suíça desde o século XIII, mais precisamente no vale do Emme, no cantão do Berna, o que deu origem ao seu nome.
No vale do Emme, bem como em suas colinas, podem ver vistas as vacas que produzem o leite para a elaboração do queijo pastando nos prados.
Isso porque para a produção do Emmental, as vacas não podem ser alimentadas com forragem oriundas de silos, mas somente de pastagens naturais.
Características do Emmental
O Emmental é produzido seguindo um rigoroso processo que vai desde a produção do leite até a etiqueta do produtor estampada em sua superfície.
O queijo é fabricado com leite de vaca cru, fermento láctico, além de lactobacilos e outros aditivos.
A seguir, a pasta é cozida e prensada. Logo após é feita a secagem e posteriormente a maturação. Como resultado, obtêm-se um queijo com sabor extremante suave, além de adocicado, com casca lisa e firme.
Uma característica marcante nesse tipo de queijo são seus furinhos internos provenientes da ação de bactérias, principalmente pela Propionibacter shermani, que por sua vez liberam o ácido lático.
Porém, algumas delas acabam por ingerir esse ácido o que ocasiona a liberação de dióxido de carbono, que por sua vez origina bolhas, ou seja, os célebres furinhos.
Entretanto, no ano de 2015, pesquisadores suíços concluíram que os furinhos são resultado de gases produzidos durante o processo de fermentação por partículas de feno.
Finalmente, para que seja considerado um legítimo Emmental, o queijo deve pesar entre 60 a 130 kg, além de possuir um diâmetro entre 70 cm a 1 m.
Mas, sobretudo, deve ter em sua superfície a etiqueta contendo o nome do produtor, bem como a marca registrada “Emmentaler Switzerland”.
Diferenças entre Emmental e Gruyère
A princípio é comum a confusão que muitos fazem entre os queijos Emmental e Gruyère, ambos suíços, por várias partes do mundo como aqui no Brasil, por exemplo.
Entretanto, eles apresentam algumas diferenças, não só pelo tamanho, como também pelo tempo de maturação, bem como pela ausência dos célebres furinhos característicos do Emmental.
O Gruyére é produzido deste XII no cantão de Fribourg, na Suíça. Em sua elaboração, assim como na do Emmental, são utilizados leite oriundo de vacas que se alimentam de pastagens naturais, além de aditivos e lactobacilos, entre outros.
No entanto, a presença dos célebres furinhos é particularmente inexistente. Caso ocorra alguma bolha em seu interior é considerado como “erro de fabricação”.
Da mesma forma que o Emmental, é elaborada uma pasta que é cozida e posteriormente prensada. Já a forma para molde pode variar entre 20 a 35 Kg.
A maturação pode demorar até 2 anos com temperaturas que podem variar entre 12 e 13°. Já a afinação é realizada em cavernas com alto teor de umidade, aproximadamente 90%. Porém, para o Emmental, a afinação é realizada em cavernas com no máximo 75% de umidade.
Como resultado, obtêm-se um queijo com massa compacta, densa, sabor frutado, além de suaves notas de nozes e levemente picante. Além disso, sua coloração amarelada é mais escura que a do Emmental.
Bebidas que harmonizam com o queijo Emmental
O Emmental é um queijo de sabor marcante. Portanto, a bebida deve acentuar tal característica. Vinho tinto seco como, por exemplo, o italiano da região de Chianti, bem como o francês da região de Bordeaux são uma excelente escolha.
Da mesma maneira, vinhos brancos que tem como matéria prima as uvas Chardonnay, proporcionam um perfeito equilíbrio entre o sabor marcante do queijo e o frescor que a bebida oferece.
Já para aqueles que não dispensam uma cerveja, as que combinam perfeitamente são os tipos Bock, IPA e Pale Ale.
Receitas com queijo Emmental
O Emmental, além de ser consumido em temperatura ambiente na tábua de frios, ou simplesmente como acompanhamento é bastante utilizado na culinária, principalmente no preparo de fondue, sanduíches, como também em molhos cremosos para acompanhar massas.
Separamos 2 receitas fáceis e saborosas para serem preparadas com esse delicioso queijo suíço. Tome nota!
1. Fondue de queijo Emmental
Receita típica do inverno e consumida nos quatro cantos do mundo, o fondue de Emmental é simplesmente divino!
Você irá precisar de:
- Aparelho para fondue ou uma panela de barro (pequena);
- 600 gramas de queijo Emmental ralado;
- 1 dente de alho inteiro;
- 100 ml de vinho branco suave;
- 1 pitada de pimenta-do-reino branca moída na hora;
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora;
- 1 cálice de conhaque ou de aguardente de cereja (Kirsch);
- Legumes variados cozidos e fatias de pão para acompanhar.
Como preparar:
- Em primeiro lugar, esfregue alho por todo o interior do aparelho ou da panela;
- Em seguida, coloque o queijo ralado e o vinho;
- Logo após, adicione o conhaque ou a aguardente;
- Acrescente a pimenta-do-reino e a noz-moscada;
- Por fim, leve ao fogo bem baixo até que o queijo derreta e a mistura se mescle;
- Sirva com legumes variados e fatias de pão. Mantenha sempre aquecido.
2. Croque monsieur
Clássico sanduíche francês, considerado como versão do sanduíche inglês, traz consigo uma explosão de sabores indescritíveis!
Para preparar três sanduiches você irá precisar de:
- 6 fatias de brioche ou de pão de forma;
- 3 fatias de presunto tipo Royale;
- 300 gramas de queijo Emmental ralado grosso.
Para o molho bechamel:
- 500 ml de leite integral;
- 1 ½ colher de sopa de farinha de trigo;
- 1 ½ colher de sopa de manteiga;
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora;
- Pimenta-do-reino a gosto moída na hora;
- Sal a gosto.
Como preparar o molho bechamel:
- Primeiramente, derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso;
- Em seguida, acrescente a farinha e mexa até que obter uma coloração levemente dourada;
- Logo após, adicione o leite de uma só vez e mexa vigorosamente para não formar grumos;
- Finalmente, abaixe o fogo e mexa sem parar por aproximadamente 5 minutos ou até obter um molho aveludado. Tempere com sal, com as especiarias e reserve.
Como montar o croque monsieur:
- Em primeiro lugar, disponha três fatias de pão em uma assadeira antiaderente;
- Logo após, disponha as fatias de presunto, uma porção de queijo ralado e uma colherada de molho. Reserve um pouco de queijo para gratinar;
- Em seguida, cubra com as fatias de pão restante, espalhe o molho e salpique o queijo ralado reservado;
- Por fim, leve ao forno pré-aquecido 250°C por 10 minutos ou até gratinar.
O queijo Emmental é sem dúvida uma iguaria apreciada em todas as partes do mundo. No Brasil é possível encontra-lo em empórios que comercializam frios e laticínios importados. Todavia, em supermercados é possível encontrar algumas marcas brasileiras que oferecem um “queijo tipo Emmental”.
Uma resposta em “Queijo Emmental: origem e características”
Queijos tipo Emmental e Manchego são deliciosos, em qualquer circunstância.
Experimentem com pão e vinho.
Imperdível e se tiver um Jamon Joselito então, é de viver momentos únicos.