Categorias
Tipos de Queijos

Queijo Camembert: origem e características

Você já ouviu falar do queijo Camembert? É provável que sim, principalmente se adora um bom queijo, pois é famoso, com características bem particulares e, claro, irresistível.

Mas chegou a ver um, experimentar um queijo Camembert? Encontrar a versão original não é uma tarefa tão simples, pois muitas das fórmulas tradicionais se encontram nas mãos de pequenos produtores.

O queijo produzido e comercializado pelas grandes indústrias alimentícias é mais duro e borrachudo, além de ter gosto menos apurado.

Apenas 4% das milhares de receitas tradicionais são usadas.

Isso se explica porque além dos pequenos produtores não revelarem suas receitas, por medo de perderem a viabilidade de um negócio familiar que dura gerações, as grandes indústrias também precisam fazer adaptações para produzir em maior escala e oferecer um preço atrativo aos consumidores.

Por exemplo, algumas empresas já fizeram propostas para produzir o queijo Camembert de algumas das receitas tradicionais, mas utilizando leite fervido, porque pode ser extraído de diversas fontes e desse modo favorecer a produção em uma escala maior e mais acelerada.

Portanto, o verdadeiro queijo Camembert não é tão simples de ser encontrado, o que chega aos consumidores em grandes centros é uma versão industrial adaptada.

Mas como é queijo Camembert? Qual sabor apresenta? Qual o seu formato e textura? Como é produzido?

Respondemos essas e outras questões nos tópicos abaixo.

Confira!

Características do queijo Camembert

A característica que salta aos olhos de imediato ao avistar um legítimo queijo Camembert é a cremosidade de sua camada superficial, uma pasta mole que parece encobrir ou comportar um recheio também cremoso.

A massa é carnuda, amanteigada e de textura bem macia.

Alguns podem até confundir, principalmente quando fatiado, com um pedaço de bolo ou se lembrar de uma manteiga.

Apresenta uma fina crosta de bolor branco com pigmentos marrons.

O formato desse queijo é circular, formas cilíndricas com diâmetro entre 10 e 12 cm e altura aproximada de 3 cm.

Uma peça típica de queijo Camembert pesa entre 120 a 200 gramas.

O sabor do queijo Camembert é suave, levemente salgado.

A história do queijo Camembert

Não há documentação que comprove 100% como o queijo Camembert foi criado e nem a data exata. Não saiu no jornal a data de lançamento, nem foi feita uma festa de arromba para inaugurar o comércio e muito menos circulou pelo WhatsApp ou saiu na Globo.

Tem-se noção apenas do período e dos primeiros produtores.

O queijo Camembert surgiu na França, na região da Normandia em um vilarejo de nome Camembert, o qual serviu de inspiração para nomear o novo queijo.

Estima-se que tenha surgido na época da Revolução Francesa e que se trata de uma versão adaptada de outro queijo, mas esse assunto abordaremos com mais detalhes em outro tópico.

Queijo Camembert

A lenda

Sim, lenda, porque, reiterando, não há documentação que se apresente como prova cabal, que faça essa versão ser incontestável. No entanto, é a que mais resistiu ao tempo por provavelmente parecer ser a mais plausível.

A lenda diz que a família de Marie Harel, que trabalhava como queijeira, deu abrigo a um padre que estava sendo perseguido pelos novos revolucionários.

O padre, agradecido pelo gesto de generosidade, decidiu retribuir passando todos os seus conhecimentos sobre produção de queijo.

Conhecimentos, aliados à experiência de Harel, que trouxeram a tona o queijo Camembert, uma adaptação do queijo Brie.

Especulação que não é absurda pelo fato dos clérigos naquela época serem as pessoas mais instruídas, pois eram um dos poucos que sabiam ler e escrever e passavam a vida se dedicando aos estudos, ainda que boa parte dos estudos fossem bíblicos.

Além de serem pessoas instruídas, muitos viviam de forma isolada ou em comunidades com outros clérigos, onde tinham que fazer todos os trabalhos para manter o local em ordem e operante, isso incluía o preparo das refeições.

Logo, não era raro que fizessem descobertas e as mantivessem em sigilo, seja em razão do isolamento, para terem na manga alguns trunfos nos momentos de dificuldades ou para justamente evitar dificuldades.

A produção do Camembert

O queijo Camembert é produzido a partir do leite cru de vaca, mas também pode ser feito com leite de cabra, ovelha ou com leite pasteurizado.

Sua produção ocorre com o uso de pequenos volumes de leite, por isso suas peças circulares são pequenas.

O queijo depois de enformado é pulverizado externamente por fungos. Esses fungos são do gênero Penicillium.

As peças são mantidas em câmaras com prateleiras adequadas para tal armazenamento.

Decorrido uma semana, começa a surgir nos queijos uma camada fina de mofo branco. Quando isso ocorre, os queijos são virados de forma cuidadosa para que o mofo possa crescer de maneira homogênea em todos os lados, por toda a superfície.

Passados 15 dias, já estão aptos para serem embalados em um papel especial que consegue manter intacta a superfície branca aveludada.

Diferença entre queijo Camembert e Brie

Acima, falando sobre a história, a possível origem do queijo Camembert, falamos que ele foi baseado, adaptado, de outro queijo. O tipo em questão é o Brie, o queijo Brie.

E por que se diz que o queijo Camembert foi adaptado desse queijo?

Porque ambos são muito parecidos, sendo normal confundi-los, mas há diferença, ainda que relativamente sutis.

Ambos os queijos são produzidos com leite de vaca.

O interior de cada um é cremoso.

A casca de ambos é branca, mas o Brie tem cor creme e amarelada, já o Camembert tem estrias e massa alaranjadas.

Ou seja, percebe-se muitas similaridades e até diferenças bem pontuais, no entanto, há diferenças significativas, do contrário não faria sentido classificá-los de maneira diferente.

A começar pela origem.

O queijo Camembert vem da Normandia. O queijo Brie também tem origem francesa, mas homenageia uma cidade do noroeste da França.

O formato do Camembert é circular, o Brie também, porém em formato de uma toda maior, além disso, também é produzido em formato triangular.

O tempo de maturação dos dois também difere.

O queijo Camembert tem tempo de maturação entre 2 e 8 semanas, já o queijo Brie tem tempo mínimo de 4 semanas para maturação.

Gostou deste conteúdo sobre queijo Camembert? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Sua colaboração faz a diferença. Leia mais conteúdo relacionado no arquivo do Sobre Queijos.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Uma resposta em “Queijo Camembert: origem e características”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *