Categorias
Tipos de Queijos

Queijo Brie: história e características

Sabia que o queijo Brie é considerado o queijo mais antigo da França? Sim sua criação data do século VIII.

Outra curiosidade sobre o queijo Brie é que ele foi considerado o “rei dos queijos”.

Isso já dá noção de como esse queijo é apreciado e é popular na França.

Mas como assim “rei dos queijos”? Alguém determinou? Foi feita uma votação?

Foi sim e por pessoas que entendem desse barato de majestade: um congresso de reis e rainhas em Viena no ano de 1814.

Ok, não foi eleito exatamente o rei dos queijos, mas sim um dos queijos mais macios e saborosos da França. Mas como caiu na graça do povo, e principalmente de alguns monarcas, posteriormente e é o queijo mais antigo passou a ser conhecido como o rei dos queijos.

Mas sem dúvida deve está interessado em saber as características do queijo Brie, seu aspecto, gosto, forma de produção etc.

Sem problema. Esse post foi feito para trazer essas informações e as terá nos tópicos a seguir.

Para saber mais sobre queijo Brie, sobre os seus principais atributos, e outras curiosidades, basta prosseguir na leitura.

Confira!

A história do queijo Brie

O nome é uma homenagem ao local em que foi concebido, a província de Brie na França. Surgiu no século VIII e é produzido na região do departamento de Saine-et-Marne, local que fica a uns 50 quilômetros da capital francesa, Paris.

Atualmente o queijo Brie é produzido em várias regiões do planeta, inclusive por indústrias, mais somente duas produções contam com o selo Appelation d’Origine Contolée (AOC), desde os anos 1980: o Brie de Meraux e o Brie de Melun.

Isso é comum em se tratando de produção de queijos.

Há muitas fórmulas que são mantidas em segredo pelas famílias que há gerações baseiam suas atividades na produção queijeira.

Muitas usam dessa tática para evitar competição desleal com as grandes indústrias, que sempre ficam babando para ter acesso a essas fórmulas chegando a oferecer pequenas fortunas pelas receitas.

Desse modo, temos queijos considerados “legítimos”, que pertencem às regiões de origem que contam com a receita fonte e versões alternativas, normalmente produzidas em largas industrial, mas que apresentam aspecto e gostos diferentes do queijo na qual se inspiram.

No caso queijo Brie, há duas variantes que recebem o selo AOC.

Naturalmente são parecidas, pois pertencem a mesma família, contudo, não deixam de apresentam pequenas particularidades que acabam se tornando decisivas pela escolha dos clientes.

No caso do Brie Meraux, seu sabor é mais definido, forte. Já o Melun tem uma textura mais derretida, casca própria e tons avermelhados.

Queijo Brie

 Características do queijo Brie

O queijo Brie chama atenção por ter uma casca mole derivada da ação de fungos. Essa casca mole é cremosa e tem interior denso.

É considerado um queijo semigordo, por ter até 27% de gordura, e também por ser rico em triglicérides e proteínas.

O formato do queijo Brie é cilíndrico com altura média de 3 cm e diâmetro de 30 a 35 cm. Uma peça de queijo Brie pode pesar até 2 quilos.

Esse queijo é constituído, além de água e gordura, por proteínas e 4% de minerais.

As proteínas e minerais que mais se destacam no queijo Brie são:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Vitamina A;
  • Riboflavina.

Por definição, o queijo Brie é um tipo de queijo de pasta mole mofado por fungos brancos.

Muito das características desse queijo se deve ao processo de degradação provocado pelos fungos Penicillium, camemberti ou caseiculum.

Essa degradação ocorre de dentro para fora, ocasionando uma maturação centrípeta.

Essa maturação provoca um queijo com centro cremoso e de sabor bem característico.

A maturação, aliás, é a chave para a produção do queijo Brie, pois é curta, bastando apenas 14 dias para o crescimento de esporos e término em 30 dias.

Quanto maior for à maturação, mais o gosto do queijo será acentuado.

O tempo de maturação que distingue o queijo Brie do Camembert, a propósito, queijo produzido com os mesmos fungos do Brie, no entanto, seu tempo de maturação é maior.

A produção

A maturação interna e externa do queijo Brie é feito por um fungo, por isso é necessário que fique armazenado em locais adequados para evitar o resfriamento e propiciar o bom crescimento do fungo.

Geralmente esses locais são os subsolos das queijarias, desde que com ambientes úmidos e temperatura adequada.

O leite ordenhado, da vaca ou cabra, é adicionado ao coalho logo após o corte da coalhada em grãos maiores, processo necessário, pois o queijo retém muito líquido. A massa é salgada em uma dosagem que não supera 1%.

Curiosidades sobre o queijo Brie

Muitos fazem careta com a casca mole do queijo pelo fato de ser produzida por um fungo, mas saiba que ele é totalmente comestível.

Mas se mesmo assim não se convencer, sem problema, a massa não deixa de ser saborosa e pode ser muito bem aproveitada sem a casca.

O queijo Brie não é recomendado para integrar receitas, pois tem um gosto bem acentuado.

A melhor forma de consumo é aprecia-lo ao natural junto a uma bebida, como vinho e champanhe.

Como sua maturação é rápida é um queijo que não se preserva por longo tempo, sendo necessário consumi-lo rapidamente e deixá-lo refrigerado.

Para aproveitar o melhor de seu sabor tire-o da geladeira 30 minutos antes de servir na mesa.

A dica é provar o queijo Brie antes de comprar, pois se você não gostar do queijo, será difícil se desfazer da peça em tempo hábil antes que estrague ou deverá consumir rapidamente algo que não agrada ao seu paladar.

Outra dica é não adquirir queijos que apresentem casca por demais branca, pois isto é sinal de que a consistência não foi desenvolvida plenamente.

Apesar de ser tradicionalmente consumido frio, o queijo Brie pode ser assado. No entanto, o assado deve ser feito com o queijo enrolado em um papel alumínio.

Gostou deste conteúdo sobre queijo Brie? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Leia mais conteúdo relacionado no blog do Sobre Queijos e acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro das últimas novidades e receber várias dicas!

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *