Categorias
Tipos de Queijos

Queijo Monterey Jack, branco e semi-duro, é feito com leite de vaca

Procurando um queijo suave e versátil para suas receitas? O queijo Monterey Jack é uma ótima opção! Feito de leite de vaca integral, desnatado ou semidesnatado, o produto americano possui um sabor e textura únicos. O queijo é encontrado na culinária mexicana e texana, além de ser muito utilizado em hambúrgueres e sanduíches por ser levemente ácido e de fácil derretimento.

Principais características

Produzido em Monterey, na Califórnia (EUA), o Monterey Jack possui sabor suave e cor branca, além de textura firme – parecida com o queijo Cheddar.

Queridinho dos americanos, o chamado “Queijo de Jack” é perfeito para ser acompanhado por uma boa taça de vinho tinto. Além disso, o queijo derrete facilmente, criando uma espécie de “casquinha” crocante à sua volta – por isso, pode ser uma ótima escolha para receitas assadas.

Outro ponto interessante é a sua versatilidade: devido às suas diferentes variações e composições, o queijo Monterey Jack pode ser acrescido a outros tipos de queijo e temperos. Como resultado, o queijo americano consegue equilibrar o sabor de queijos considerados mais “duros”, com sabores marcantes.

Por exemplo, ao acrescentar parmesão em seu Jack, cria-se uma mistura ideal para a culinária.

Onde e como comprar?

A recomendação é que você compre o queijo Monterey Jack em blocos maiores ou em fatias finas pré-embaladas. Ele pode ser encontrado em lojas especializadas, bem como todas as suas variações.

Além disso, é importante armazenar seu queijo em uma temperatura próxima a 4 °C. Seguindo essas recomendações, a duração média do produto fica entre 6 a 8 semanas.

Confira a informação nutricional de uma porção de 28g (1 porção):

  • Conteúdo energético: 379 kcal;
  • Proteínas: 24,8 g;
  • Carboidratos: 0,68 g;
  • Sódio: 543 mg;
  • Gordura total: 30,64 g;
  • Vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C e D.

A história do “Queijo de Jack”

O queijo Monterey Jack, um dos poucos queijos de origem estadunidense, foi uma criação de frades mexicanos e espanhóis.

Os missionários, além da religião católica, levaram consigo sua cultura e seus alimentos. Dentre estes, estavam frutas e o gado, que fornecia leite para a fabricação de queijo. Posteriormente, surgiu um queijo branco que foi batizado pelos locais como Queso Blanco Pais.

Após décadas nas mãos dos espanhóis e mexicanos, o controle da região da Califórnia mudou. O México e os Estados Unidos entraram em guerra, que terminou com uma vitória dos americanos. Logo após o conflito surgiu o Tratado de Guadalupe Hidalgo, que foi assinado em 1848. Assim, o estado da Califórnia foi comprado e invadido pelos Estados Unidos.

A população estadunidense ocupou a região. Entre essas pessoas estava David Jack, um empresário nascido em Nova York que se estabeleceu em Monterey no ano de 1857. Jack cobrava impostos altos da comunidade da região, ao mesmo tempo em que existia uma enorme burocracia implantada pelo governo americano a comunidade.

David Jack passou a comercializar o queijo produzido na região com seu nome estampado: “O Queijo de Jack”. O produto ficou tão popular que passou a ser muito requisitado, todos pediam pelo “queijo Monterey Jack”, nome que se mantém até os dias atuais.

Hoje, o queijo é um dos mais queridos no país, tornando-se indispensável no preparo de várias receitas.

Queijo Monterey Jack

O Queijo Monterey Jack e suas variações

O Monterey Jack possui algumas variações que fazem sucesso na culinária. É muito comum adicionar temperos, ervas e especiarias para realçar o sabor. Conheça alguns derivados.

Pepper Jack

Esse derivado é aromatizado com pimenta picante, pimentão e ervas. Você pode encontrá-lo em muitas receitas mexicanas apimentadas como, por exemplo, nos tacos.

O interessante dessa variação é que, apesar de picante, o Pepper Jack deixa um sabor amanteigado na boca, sendo utilizado em hambúrgueres, petiscos, melão, azeitonas e conservas.

Dry Jack

É a variação mais famosa do Monterey Jack, sendo a versão madura do queijo americano – sua maturação pode chegar a seis (6) meses!

A variação surgiu de forma acidental em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. Um comerciante de São Francisco se esqueceu de alguns Montereys frescos. Meses depois, o homem redescobriu a mercadoria. Assim, o queijo envelhecido se tornou um substituto para queijos como o parmesão, visto que o comércio de queijos duros havia sido interrompido naquela época.

O queijo Dry Jack tem um sabor rico, mas suave e assertivo. Sua textura é firme e, conforme o queijo envelhece, ele tende a ficar cada vez mais quebradiço, especialmente sua crosta. É bom para ralar em saladas, massas, omeletes e suflês. Também pode ser consumido cru, como petisco.

Misturas

Você também pode encontrar uma variação que mistura os queijos Cheddar, Colby e Monterey Jack: são os Colby Jack e Cheddar Jack. É uma combinação poderosa, com um sabor único.

Receitas com o queijo Monterey Jack

Agora que você conhece tudo sobre o queijo Monterey Jack, hora de botar a mão na massa! Separamos duas sugestões de preparo para você usar e abusar desse queijo.

1. Couve-flor ao Monterey Jack

Ingredientes

  • 1 cabeça de couve-flor;
  • 1 xícara de chá de creme de leite;
  • 130g de queijo Monterey Jack ralado ou em tirinhas;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • Noz-moscada;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de preparar

  1. Ferva a couve-flor. Não termine o cozimento para a couve-flor permanecer al dente;
  2. Unte uma forma com manteiga;
  3. Disponha a couve-flor por toda a forma, criando camadas;
  4. Tempere com o sal e a pimenta;
  5. Cubra com creme de leite e, em seguida, espalhe o queijo sobre a couve-flor;
  6. Leve ao forno, a 180 °C por 15 minutos, até o queijo gratinar.
  7. Polvilhe a noz sobre o gratinado. Pronto!

2. Os Jacks e os sanduíches

Os Jacks são recomendados para misturas com outros tipos de queijo mais fortes (queijo parmesão, por exemplo) em um sanduíche, misturando a textura e o sabor suave do Monterey Jack com o sabor marcante, tornando-se uma combinação deliciosa. Você pode utilizar o Queijo de Jack dentro do sanduíche e polvilhar o queijo duro ralado por cima.

Por fim, lembre-se de que o queijo Monterey Jack e suas variações podem ser usados para diversas receitas. Você pode usá-los em massas, sanduíches, quiches e suflês, usando e abusando de sua criatividade. Aproveite essa delícia em suas receitas!

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *