Categorias
Uncategorized

Como curar queijo? Veja algumas dicas

O queijo se originou há milhares de anos e é sem dúvidas um dos alimentos mais amados do mundo. Existem alguns registros de consumo de queijo na Arábia, Ásia, Grécia e Egito. Mesmo não se tendo uma informação mais exata sobre o seu surgimento é certo que hoje ele faz parte da culinária de diversos lugares do mundo. O Brasil consome tanto queijo que se tornou o quinto país que mais produz queijo do mundo todo. Cada brasileiro consome o equivalente a 5,5 quilos de queijo anualmente. Conheça quais são os processos e como curar queijo corretamente.

O que é e como é feito o queijo?

Antes de aprender os processos de como curar queijo é muito importante conhecer o que é esse produto.

O queijo pode ser definido basicamente como um produto fresco que foi obtido graças a separação que aconteceu do soro do leite tradicional ou leite reconstituído, ou de soros coagulados provocados por coagulantes, enzimas próprias específicas, bactérias, ácidos isolados, orgânicos ou combinados com ou sem a ação de substâncias alimentícias, ou especiarias, condimentos e aditivos que possuam essa ação.

Então resumindo, o queijo nada mais é do que a coagulação do leite onde se obteve uma massa sólida separada da parte líquida chamada de soro. Partindo dessa base, outros produtos podem ser obtidos, como queijos de outros tipos por exemplo.

Curiosidade sobre a produção do queijo nas grandes indústrias

A parte líquida que surge desse leite coalhado é chamada de “soro do leite”, seu valor nutricional é bem grande. Antes ela era totalmente descartada, porém com o tempo descobriu-se que ela possuía um valor nutricional muito grande. Então, as indústrias acabaram descobrindo um uso importante para esse soro.

Surgiu então um dos produtos mais consumidos nas academias, o Whey Protein, ou proteína do leite.

Nas grandes fábricas e indústrias, o queijo é produzido graças ao resultado de diferentes reações químicas. Aprender como curar queijo envolve diversas etapas importantes. Podemos destacar a seguir quatro importantes.

Como curar queijo

Etapa 1 – Obtenção da matéria-prima

O primeiro passo para a obtenção desse alimento é a obtenção da matéria prima que será utilizada. Ou seja, qual será o leite utilizado?

O leite precisa ser de boa procedência para se evitar ao máximo qualquer tipo de contaminação por microrganismos nocivos à saúde.

Etapa 2 – Coalhar o leite

Decerto, nessa etapa o leite passará pelo processo de coagulação, onde receberá uma enzima que foi extraída diretamente no estômago do bezerro. Essa enzima é tratada, formando um gel de corte que depois de uns minutos em repouso gera o soro do leite e a coalhada.

A quimosina e a renina produzem os coagulantes mais modernos que são utilizados nesse processo de coagulação do leite.

Etapa 3 – Drenagem do soro

Nesse processo ocorre a drenagem do soro do leite, que consiste na separação da parte líquida da sólida. Quanto mais duro for o queijo, mais ainda será necessária essa remoção do soro.

Etapa 4 – Prensagem e enformagem

Existem variáveis importantes nessa etapa como a acidificação, o tempo e maturação desse queijo, sua umidade, etc. Para se ter uma ideia, os queijos do tipo Edam e Gouda precisam de horas de prensa, já o queijo do tipo minas frescal apenas alguns minutos.

Como curar queijo em casa

Aprender o processo de maturação possibilita criar novas texturas e sabores de queijos e com isso ter novas experiências gastronômicas. Quer aprender como curar queijo aí na sua casa de maneira fácil? A seguir vamos te dar algumas dicas.

O queijo é um dos produtos mais consumidos em todo o Brasil. Ele ultrapassa as gerações e sem dúvidas carrega muitas histórias. Para cada tipo existem particularidades como o sabor, a textura, a região onde foi produzido e os processos de maturação que passou.

Cada característica proporciona ao queijo um sabor diferente.

A maturação do queijo

O processo de maturação é que vai dar o sabor ao queijo. Os queijos maturados são aqueles que passaram pelo processo de envelhecimento, ou seja, uma transformação que faz o sabor ficar mais intenso e a conservação melhor.

O tempo que o queijo passou por esse processo de maturação é o segredo de cada queijo. O que vai influenciar no resultado final desse queijo são as características da região onde essa maturação está sendo feita. Condições do clima, altitude, bactérias, são alguns exemplos.

Aprenda como curar queijo na sua casa!

Aprender como curar queijo em casa é fácil, para começar você terá que adquirir um queijo do tipo fresco.

Coloque esse queijo em alguma superfície para que ele possa ir perdendo todo os seus líquidos. Adquira uma caixa com tela própria para esse processo, é possível encontrar essa caixa em mercados e lojas especializadas do ramo.

Mas se você não tiver esse tipo de caixa não tem problema, basta deixar o seu queijo em uma madeira ou prato coberto sob um pano absorvente. Recomenda-se colocar algum pano para proteger esse alimento das moscas ou formigas que possam ser atraídas.

O mais ideal seria uma tela bem fina, tipo aquelas telas mosquiteiro. Outro cuidado fundamental é deixar o seu queijo em local longe do sol, porém com bastante ventilação e sem umidade.

Cuidados extras

Esse processo de cura do queijo vai depender da sua quantidade de líquidos e soro presente no produto e qual o seu gosto, ou seja, como você quer que ele fique.

Lembre-se, quanto mais tempo de maturação mais curado ele fica e vice versa. É comum que nos primeiros dias do processo a quantidade eliminada de líquidos seja muito maior. Recomenda-se até enxugar o queijo com algum pano ou papel toalha. Depois que enxugou, vire o queijo, assim o processo de cura acontece por igual.

Depois de aproximadamente uma semana, o seu queijo estará curado. Se quiser interromper esse processo de cura, basta cortá-lo em quatro partes, de preferência iguais.

Experimente o queijo e veja se o processo de cura está de acordo com o seu gosto. Veja bem, se você achar que o queijo precisa de um pouco mais de tempo de maturação, você deverá adquirir outro queijo.

Agora que você já aprendeu como curar queijo em casa, experimente deixa-lo em outros locais, mas sempre livre dos odores, umidade e raios do sol. Fazendo mais vezes é possível descobrir o melhor local e tempo para fazer esse queijo na sua casa.

Por Redação Sobre Queijos

Somos apaixonados por queijos em seus mais diversos formatos. Aqui você vai encontrar tudo que precisa saber sobre essa delícia! #AmamosQueijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *